Notícias

Notícias de Brumado e Região

Publicidade

Notícia

Prevenção
O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido que tem o objetivo de chamar atenção da população para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, entidades e empresas. O movimento começou nos Estadios Unidos, com várias ações isoladas que posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

cancer-mama1

Milhões de mulheres sofrem com câncer de mama, uma doença que apesar de ter cura, é muito agressiva ao corpo. A melhor forma é a prevenção, para que se evite tanto sofrimento. Confira abaixo algumas informações sobre o câncer de mama e formas de prevenção:
Primeiramente, a maioria dos cânceres podem ser curados se tratados adequadamente desde a sua fase inicial e muito pode ser feito para diminuir as chances de se desenvolver um câncer. Portanto, o auto-exame é super importante:
Realize uma vez por mês o auto-exame, a melhor época é logo após a menstruação e para as mulheres que já entraram na menopausa, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês. Observe se com o movimento dos braços aparecem alterações de contorno e de superfície das mamas. E deitada com a mão direita apalpe a mama esquerda e vice-versa. Com movimentos circulares suaves vá apertando a mama com as pontas dos dedos, aperte os mamilos para observar se há saída de secreção. Caso identifique alguma das anormalidades, procure um médico.

O auto-exame tem papel essencial na prevenção do câncer de mama, portanto, se houve dúvidas de como realizá-lo você também consultar um médico. A retirada da mama como prevenção, é apenas indicada para pacientes que já tenham histórico da doença na família.

A única forma de curar o câncer de mama é retirando completamente, inclusive a aureola e o mamilo e posteriormente, uma reconstrução.

Aliás, homens também podem ser diagnosticados com a ocorrência desse tipo de tumor, porém em escala infinitamente menor, já que o hormônio feminino intensifica a possibilidade da ocorrência do câncer.

Fatores de risco

Idade acima de 50 anos
História própria ou familiar de câncer de mama
Não ter filhos
Exposição significativa a raio X
Primeira menstruação cedo
Menopausa tardia
Classe socioeconômica alta
Primeira gestação após os 30 anos
Dieta rica em gorduras
Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)
Fonte : Foto - Divulgação



Publicidade